Texto Alternativo

Texto Alternativo

Fermento natural de uvas passas

Forma alternativa para fazer seu fermento natural em casa. Essa versão leva uvas passas, água e farinha de trigo. Uma opção mais simples do que a com apenas farinha e água. O sabor é um pouco mais suave (menos azedinho) do que o fermento natural de farinha. Podendo inclusive manter os dois fermentos em sua geladeira e usar um ou outro dependendo da receita. É o que estou fazendo 🙂

Ingredientes
  

  • 80 g de uvas passas (brancas ou escuras)
  • 200 ml de água filtrada ou fervida
  • 100 g (50 g + 50 g) de farinha de trigo (branca ou integral, não precisa ser forte)

Como fazer
 

  • Coloque a água e as uvas passas em um pote de vidro com tampa e deixe em temperatura ambiente por 5 a 7 dias.
    Abra o pote e agite levemente uma vez por dia. Essa mistura vai fermentar e formar bolhas.
  • Após os 5 ou 7 dias, as uvas vão estar boiando e  totalmente separadas do líquido.
    Descarte as uvas passas e separe líquido fermentado.
  • Junte 50 ml do líquido fermentado e adicione 50g de farinha de trigo e misture bem, tampe o pote e deixe fermentar até dobrar de volume (o meu dobrou de volume em 7 horas).
  • Em seguida junte mais 50 ml do do líquido fermentado de uvas passas reservado  e mais 50 g de farinha de trigo, misture e deixe fermentar até dobrar de volume. Está pronto seu fermento!!
  • Guarde 50 g do fermento pronto na geladeira para servir como isca para a próxima fornada.
  • Os 150 g restante do fermento poderá ser usado para preparar uma receita ou ser descartado.

Notas do Padeiro

Se você fizer essa receita, nos marque no Instagram com a tag @padeirodeapartamento e a hashtag #padeirodeapartamento ficaremos felizes em ver o seu resultado. 

Vídeo

Preparo de receita com a isca do fermento natural mantido na geladeira 

Quando for fazer uma nova fornada de pão, retire a isca de 50 g da geladeira, adicione 50 g de farinha de trigo e mais 50 g de água e misture bem. Tampe o pote e deixe fermentar em temperatura ambiente até dobrar de volume. Para este exemplo estou usando inoculação na proporção 1:1:1, porém outras proporções podem ser utilizadas como 1:2:2, 1:3:3 …

Do total de 150 g do novo fermento, separe 50 g do novo fermento para ser a nova isca e guarde-o na geladeira. Utilize o restante do fermento (100 g) para sua receita. Caso queira fazer mais fermento,  aumente a quantidade de farinha e água. Porém, quanto maior for a quantidade de farinha e água adicionada mais tempo ele vai levar para fermentar.

A isca do fermento poderá permanecer na geladeira por algumas semanas sem precisar de alimentação. Porém, eu sugiro mesmo que não for fazer pão, alimente-o a cada duas semanas. Isso evitará que ele perca a força. Nesse caso, repita o passo 1, separe 50 g do novo fermento para ser a nova isca e guarde na geladeira. Descarte o restante. 

Para mais detalhes, confira o passo a passo da receita em nosso canal no Youtube.

Esta receita é uma adaptação do fermento descrito na receita “Swiss Farmhouse Bread” do livro “Bread: A Baker’s Book of Techniques and Recipes” do Jeffrey Hamelman. Um excelente livro. Indico para interessados em panificação em geral, tanto com fermentação natural ou a partir de fermento biológico seco ou fresco.

Outra inspiração foi a receita “Natural Yeast” do Peaceful Cuisine de Ryoya Takashima.

Se você fizer essa receita, nos marque no Instagram com a tag @padeirodeapartamento e a hashtag #padeirodeapartamento ficaremos felizes em ver o seu resultado.

4 comentário(s) em “Fermento natural de uvas passas

  1. Fiz o meu fermento natural com essa receita. Deu muito certo de primeira e uso o fermento já faz quase um ano, toda semana. E nem borbulhou tanto como no video. Só precisa cuidar com a procedência da uva passa. Um amigo tentou fazer 2x e não deu certo porque as uvas passas eram tratadas com algum tipo de óleo para ficarem mais brilhosas. Então melhor usar as orgânicas ou mais naturais possíveis.

    1. Olá Cintia!
      Que bom que gostou e deu tudo certo 🙂 Esse é um ponto essencial, a qualidade das uvas passas. As vezes também elas estão guardadas há muito tempo e estão extremamente secas e sem sabor nenhum. Eu não sabia sobre o uso de óleo das uvas passas. Se puder comprar uvas passas mais frescas ajuda e muito no processo. Obrigado pelo seu comentário.
      Um abraço!

  2. Melhor receita pra começar um fermento natural. Sempre que quero fazer um do zero uso ela. Infalível e o fermento fica muito bomba

  3. Oi, fiquei com uma dúvida, suponha que terminei todo processo, usei 100gr pra fazer um pão e guarde 50gr de isca na geladeira. Para alimentar essa isca após duas semanas eu devo usar água ou o líquido das passas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *